Finais do CNU de Esports serão na Maia

O Campeonato Nacional Universitário de Esports, o eFADU Nacionais, o maior circuito de torneios de Esports para estudantes, chega ao fim de mais uma edição, com as finais a serem realizadas num evento de Gaming e Esports, no Complexo Municipal de Ténis da Maia, entre os dias 8 e 11 de junho.

As competições, que incluem as modalidades de League of Legends, CS: GO, VALORANT e FIFA 23, contam com equipas dos clubes FADU de todo o País e com três etapas distintas: qualificadores locais, qualificadores regionais e as fases finais. Tendo em conta que não houve apuramento Norte Centro e Sul (NCS), todos os clubes que não estejam incluídos nas zonas de apuramento regional e local, podem inscrever-se nas finais. Caso haja mais equipas inscritas do que vagas disponíveis, será realizado play-off online, nos dias 3 e 4 de junho.

O Município da Maia irá acolher as finais num evento aberto ao público que, para além dos torneios, tem preparadas para os quatro dias diferentes atividades relacionadas com o universo do Gaming e dos Esports. Os visitantes podem encontrar um palco principal onde se irão realizar competições e talks onde serão discutidos temas como “Os Bastidores das Equipas de Esports” ou “O Processo da Criação de Conteúdos Gaming”. Terão ainda acesso a áreas com simuladores, realidade virtual e postos de jogo Free2 Play com cerca de 50 computadores disponíveis e consolas de última geração para experimentação dos mais recentes videojogos.

O evento contará ainda com a presença de reconhecidos criadores de conteúdo como MoveMind e JOliveira10 e de inúmeros cosplayers que irão mostrar a sua arte. Terá ainda uma área de restauração disponível para o público.

‘É com enorme orgulho que acolhemos na Maia as finais do Campeonato Nacional Universitário de Esports. Este é mais um evento que concretiza o propósito de afirmar a Maia como uma referência de política desportiva, um princípio e um compromisso que assumimos e que se materializa ao adequarmos as atividades e iniciativas às novas dinâmicas sociais. A Câmara Municipal da Maia e a Federação Académica do Desporto Universitário estão profundamente empenhadas para que esta prova seja um sucesso e que a Maia seja o palco da celebração do desporto e uma experiência de alto impacto de crescimento pessoal e de convívio’, sublinhou o vereador do Desporto, Juventude e Dinamização Territorial da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro.

Para Ricardo Nora, presidente da FADU, é com ‘grande entusiasmo’ que a FADU organiza o evento pela primeira vez de forma presencial. ‘A FADU tem, ao longo dos anos, trabalhado, sempre que possível com inovação, para acompanhar a nova geração de jovens estudantes. A integração de eventos de Esports no nosso portfólio de competições é a prova disso. O desafio foi-nos lançado pelos nossos estudantes e clubes e é claro que a nossa resposta só poderia ser positiva. Prometemos um evento memorável’, referiu ainda o presidente.

“É com imenso prazer que assumimos o papel de Comissão Organizadora Local da primeira edição presencial das finais dos Esports na Maia. Encaramos este desafio com entusiasmo e muita dedicação. Estamos empenhados em proporcionar uma experiência única e inesquecível para todos os envolvidos. Um agradecimento especial à FADU por ter confiado na AEUMAIA para elevar este evento ao mais alto nível.”, afirma Francisco Campos, Presidente da Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMAIA).

O evento terá lugar entre as 10 e as 20 horas, nos quatro dias com entrada livre.