FAQs

  1. O que são os eFADU Nacionais?
  2. Quem é a entidade organizadora?
  3. Qual é o formato do Campeonato Nacional Universitário de eSports?
  4. Quero participar nos eFADU Nacionais! Como é que me posso inscrever?
  5. Que jogadores/equipas podem ser inscritos nos eFADU Nacionais?
  6. Haverá separação de competição por género?
  7. O que é um clube FADU?

1. O que são os eFADU Nacionais?
Os eFADU Nacionais são os Campeonatos Nacionais Universitários de Esports (desportos eletrónicos), organizados sob égide da FADU. Nestes campeonatos participarão jogadores de Instituições de Ensino Superior por todo o país, premiando as melhores equipas e estudantes-jogadores de Portugal nos jogos de League of Legends, Valorant e FIFA.

▲Para o topo

2. Quem é a entidade organizadora?
A organização está a cargo da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). A FADU foi fundada a 2 de março de 1990, é uma federação multidesportiva de utilidade pública e com estatuto de utilidade pública desportiva desde 1995, que lhe confere o direito de representação do desporto universitário português, de organização de competições e seleções nacionais universitárias e a atribuição exclusiva dos títulos nacionais e regionais universitários, podendo delegar noutras estruturas a organização local de competições e eventos internacionais, nacionais e regionais.

É membro, a nível nacional, do Comité Olímpico de Portugal, do Comité Paralímpico de Portugal, da Confederação do Desporto de Portugal e do Conselho Nacional de Juventude. A nível internacional é membro representante de Portugal na Federação Internacional do Desporto Universitário e na Associação Europeia do Desporto Universitário. A FADU faz-se ainda representar, junto do governo, no Conselho Nacional do Desporto e Conselho Consultivo da Juventude.

▲Para o topo

3. Qual é o formato do Campeonato Nacional Universitário de eSports?
Esta competição tem quatro fases:

1ª Fase – Qualificadores locais: nesta fase os clubes FADU podem organizar competições internas para efeito de identificação e/ou seleção dos melhores jogadores de cada videojogo;

2ª Fase – Qualificadores regionais: nesta fase os clubes FADU podem inscrever os seus melhores jogadores/equipas para o início dos apuramentos com vista o acesso ao Wildcard e à Fase Final;

3ª Fase – Wildcard: nesta fase participam os primeiros jogadores/equipas não apurados para a Fase Final, juntamente com os melhores jogadores/equipas das duas regiões autónomas (Madeira e Açores);

4ª Fase – Fase Final: nesta fase participam os apurados das 2ª e 3ª fases, com vista ao apuramento dos campeões nacionais universitários.

Poderás consultar informação mais pormenorizada no regulamento oficial das competições.

▲Para o topo

4. Quero participar nos eFADU Nacionais! Como é que me posso inscrever?
Apenas os clubes FADU poderão inscrever jogadores/equipas na competição. Para efeito de identificação e/ou seleção dos seus melhores jogadores, os clubes FADU poderão organizar um qualificador local. Deves procurar saber junto do teu clube FADU se está prevista a organização de um qualificador local. Podes também procurar no menu das competições mais informações sobre os qualificadores locais que estão a decorrer, ou contactar diretamente a FADU para obter mais informações (esports@fadu.pt).

▲Para o topo

5. Que jogadores/equipas podem ser inscritos nos eFADU Nacionais?
Os participantes terão de estar enquadrados nos critérios de elegibilidade do Regulamento de Provas Oficial (RPO) da FADU, que pode ser consultado aqui.

▲Para o topo

6. Haverá separação de competição por género?
Não, nas competições é permitida a participação dos dois géneros, seja em competições individuais ou de equipas.

▲Para o topo

7. O que é um clube FADU?

É uma entidade filiada na FADU, para efeitos de participação desportiva em competições oficiais universitárias. Só uma AAEE, FAE, EES ou IES reconhecidos pelo MINES, com sede em território nacional, pode filiar-se como clube da FADU.

AAEE: Associação de Estudantes ou Académica representativa dos estudantes de determinada Instituição (IES) ou Estabelecimento (EES) de Ensino Superior;

FAE: Federação de Associações de Estudantes, representativa de várias Associações de Estudantes;

EES: Estabelecimentos de Ensino Superior que designam as Unidades de ensino constituídas como unidades orgânicas autónomas integradas nas IES – universidades e institutos politécnicos, de acordo com o RJIES e restante legislação em vigor;

IES: Universidades, institutos universitários e institutos politécnicos ou a eles equiparados, de natureza pública ou privada de acordo com o RJIES e restante legislação em vigor.

▲Para o topo