Sobre Nós


A FADU

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) é uma federação multidesportiva que tem no desporto uma ferramenta na formação e educação. Nasceu de um movimento de várias academias do País com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior. Fundada a 2 de março de 1990, está dotada de Utilidade Pública Desportiva desde do ano de 1995, tendo crescido ao longo destes anos, quer ao nível de atividades organizadas, quer ao nível de número de participantes, sendo considerada hoje em dia uma das maiores federações desportivas do nosso País e uma das mais ativas da Europa. Mais informação aqui.

Incursão no mundo do gaming – Projeto eFADU Portugal

Em abril de 2020, a FADU estreou-se no mundo do gaming com a organização de uma competição amigável de FIFA 21, representando a conclusão simbólica do Campeonato Nacional Universitário de Futebol 11, suspenso em virtude do confinamento provocado pela pandemia de COVID-19.

A iniciativa acabou por revelar-se um sucesso e, a par da emergência de competições internas de eSports nos clubes FADU e da necessidade de regular estas competições no seio do Ensino Superior, levou à criação do projeto eFADU Portugal. O lançamento da vertente eSports da FADU deu-se em abril de 2021, com a organização do primeiro Campeonato Nacional Universitário de eSports – o eFADU Nacionais 2020/2021.

Nesta primeira edição haverá competição de FIFA21, League of Legends e Valorant. A Inygon, empresa especializada na produção e transmissão de eventos de gaming, e a GOATPixel, agência de eSports e videojogos que atua no mercado da comunicação representando alguns dos maiores publishers a nível mundial, são parceiros da FADU neste projeto.

Além da organização do Campeonato Nacional Universitário de eSports, perspetiva-se a representação de Portugal nas competições internacionais universitárias de eSports, a organização de challenges, taças e supertaças, estando em estudo as vertentes arcade e mobile.

A incursão no mundo do gaming vem diversificar a atividade da FADU, com o objetivo de a aproximar ainda mais dos estudantes do Ensino Superior, intensificando o sentimento de comunidade. O projeto eFADU Portugal será por isso uma aposta estratégica do biénio 2019-2021.